Gestão ISO

O Mito da ISO 9001

Se você está no mercado de trabalho há algum tempo, trabalha em uma grande empresa, ou ainda, se você é gestor de uma organização, provavelmente, você já ouviu falar na norma ISO 9001. Isso porque, sem dúvidas, dentre todas as normas de Sistemas de Gestão, a ISO 9001 é a mais reconhecida por empresas dos mais diversos segmentos. Contudo, mesmo sendo a mais aplicada e “desejada” entre as certificações, para muitos certificar sua empresa com o selo de qualidade parece ser um processo doloroso e burocrático, entretanto, isso não é verdade.

Se algum dia o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade – ISO 9001 – foi burocrático, isso ocorreu em meados dos anos 90´s. Não que a norma naquele tempo exigisse tamanha burocracia, mas por conta dos recursos que haviam na época. Computadores, e-mails, aplicativos, softwares de gestão descomplicados, entre outros, ainda não faziam parte da grande maioria das organizações, aliado a isso profissionais da qualidade, consultores e certificadoras ainda passavam por um processo de adaptação em nosso país. Diante deste cenário, os processos de implantação da ISO 9001 acabavam sendo mais lentos. A geração de evidências, registros, documentos, indicadores eram muitas vezes baseada em papéis e a própria estrutura da norma à época ainda utilizava como base sistemas complexos de produção e montagem vindos das montadoras de veículos, tornando-se quase inimaginável a aplicação da norma em empresas menores e prestadores de serviços.

Evidentemente que, para que uma organização passe por um processo de mudança e que agregue valor e gere impacto, sair da sua zona de conforto é um fator condicional. Todas as empresas têm suas peculiaridades, processos variados, pessoas e que, em alguns casos, para adequar-se à norma ISO 9001 precisa sair mais da sua zona de conforto.

Ressaltamos que quando realizado um diagnóstico preliminar eficaz e customizando os requisitos da norma à organização e não o inverso, o processo de implantação tende a ser indolor e muito mais rápido e os benefícios que a certificação ISO 9001 podem trazer para a empresa acreditada são diversos, dentre eles:

– Melhoria da produtividade e redução de perdas;

– Aumento do controle por parte dos gestores e direção;

– Melhoria dos processos;

– Melhor percepção de valor por parte dos seus clientes;

– Diferencial competitivo;

– Abertura de novos mercados, entre outros.

Por estes e por diversos outros motivos que, cada vez mais as organizações buscam pela certificação ISO 9001 e o mercado nacional e internacional exige níveis de qualidade cada vez mais altos, onde àquele que não satisfaz as necessidades e supera as expectativas dos seus clientes através de um ciclo de melhoria contínua tende a perder clientes ou ainda não sobreviver.

Enfim, hoje a decisão de implantar um sistema de gestão da qualidade em uma organização ainda pode ser vista como opcional, porém, a tendência é se tornar o padrão para empresas que prosperam.  

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